Dica de Leitura: 1984 de George Orwell



Vou começar aqui no blog a falar de alguns livros que li ao longo dos anos e de alguns que tenho lido atualmente. Devido a ter falado nas primeiras postagens do blog sobre minha visão política de alguns acontecimentos no país, resolvi começar por este romance britânico lançado pela primeira vez em 1949. 

1984 trata de uma realidade distópica em que as instâncias de poder mantem controle sobre a população, reprimindo de diversas maneiras quem se opõe a esse poder. O livro trata da fiscalização dos indivíduos, a invasão da privacidade e supressão dos direitos dos indivíduos. Surgem nesse livro termos como "Big Brother" que hoje é o nome utilizado por um reality show onde há câmeras por todos os lados dentro de uma casa. Surgem também outro conceito como o "duplipensar" que aceitas duas crenças totalmente contraditórias como corretas. Orwell escreveu esse livro como um alerta ao regime Stalinista que crescia na época. 


O livro é contado através de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade e membro do partido externo. Winston questiona a opressão do sistema totalitário implantado pelo partido. Quem pensa diferente do partido é preso pela polícia do pensamento e vaporizado pelo Grande Irmão (Big Brother). Então acompanhamos ao longo do livro as desventuras de Winston na luta contra esse sistema que o aprisiona.

Na minha opinião o livro é muito bom, mas o mais interessante é ver como em 1948 Orwell teve uma visão tão clara de coisas que ocorreriam num futuro distante, ou debatia naquele tempo temas que ainda estariam tão presentes 70 anos depois. Gostei do livro principalmente por isso, uma leitura interessante que te segura do início ao fim, querendo saber como Winston se livraria dos problemas que apareciam a cada vez que questionava o sistema. É um livro que passeia por romance, debates sociais e políticos. Vale a pena a leitura e reflexão.



Comentários

  1. Sou louca pra ler esse livro.
    Dica: Se vai passar a falar de livros no seu cantinho, tente sempre dizer o que achou da leitura ao invés de somente colocar a sinopse.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela dica, Lary. Atualizarei a postagem com minha impressão sobre o livro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Triste por Brumadinho, por Minas e pelo Brasil banhados em lama

Cadê a humanidade?